Coxinhas de frango temperadas levemente com shoyo
Pimenta cayene
Tandoori
Gergelim preto
Alho em lascas
Batatas descascadas em pedaços
Preparo do frango
Disponha as coxinhas e as batatas num refratário com tampa. Salpique o tandori e uma pitada de cayene. Regue com shoyo (o quanto você achar necessário) e por fim, acrescente alho em lascas e o gergelim preto. Tampe o refratário e sacuda, até o tempero incorporar bem. Se você tiver aqueles saquinhos Zip Loc também serve. Leve para a geledeira e deixe marinando por 2 dias. De vez em quanto, passe por lá e dê uma sacudida de leve. Quando chegar o dia, tampe com papel alumínio e leve ao forno.
Ingredientes para o risoto de ervilha
1 xícara de chá* bem cheia de arroz arbóreo (arroz para risoto
1/2 cebola corta bem miudinha
2 colheres de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
1/2 taça de vinho branco seco de boa qualidade1 1/2 litros de caldo de legumes
ervilhas
utilize 1/2 xícara de chá por pessoa
Preparo do risoto
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça a manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz, mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar a manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e secar, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo. Acescente as ervilhas e continue mexendo.
Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente. É quando você morde no grão e ele ainda está firme. Preste atenção também na quantidade de caldo, porque o risoto não é soltinho como o arroz, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Na maioria das vezes, não coloco sal, mas como não coloquei queijo e a ervilha tem o sabor mais suave, precisei acertar o sal. Desligue o fogo e adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário