sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pesto

Pesto


A história do molho é muito antiga e confunde-se com a da região italiana da Ligúria, cuja capital é Gênova. No século 19, a família Ratto, de origem genovesa, batizou um molho recém-inventado de Battuto o sapore all’aglio e definiu a sua composição da seguinte maneira: um dente de alho, manjericão, queijo pecorino e parmesão ralado. Tudo era amassado com um pouco de manteiga até se tornar uma pasta que, depois, era banhada por óleo de oliva.

O nome que entrou para a história, provavelmente, está relacionado com o ato de amassar a mistura. Muito antes das maravilhas tecnológicas esmagarem as coisas por nós, os ingredientes se transformavam nos pilões, em um processo que, na Itália, era chamado de pestare. Daí para a abreviatura pesto bastou uma pitada de sal.

A base das receitas, porém, é sempre a mesma: folhas de manjericão, alho, pinoli, queijos parmesão e pecorino, azeite extravirgem e sal. Vale lembrar que o pinoli é um pinhão típico da região do Mediterrâneo que pode ser encontrado nas casas que vendem produtos importados.

Os genoveses fazem questão de lembrar que manjericão bom é o que nasce naquela região. Dizem até que a alma do pesto genovês é o manjericão lígure, ou Ocimum basilicum, cuja origem, assim como as demais variedades, está nas áreas tropicais da Ásia e África. O bairrismo é tanto que os genevoses sustentam que o manjericão cultivado em outros lugares apresenta "aromas desaconselháveis”.

Devido à forma de suas folhas, que lembram o formato do coração, o manjericão chegou a ser considerado um símbolo do amor. Há pelo menos quatro mil anos, os hindus, percussores da cultura, levaram a erva para o Egito, que acabou se espalhando pelas mesas de todo o mundo. Uma curiosidade: no século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.

Ingredientes

1      xícara de manjericão
2      1 dente de alho
1/2 xícara de um bom azeite extra virgem
Pitada de sal grosso
100g de queijo parmesão
4 Pinoli
Macarrão capellini n° 1 já cozido com um fio de azeite.






Nenhum comentário:

Postar um comentário